HISTÓRICO DA PERMACULTURA

Você pratica permacultura ? A palavra PERMACULTURA foi criada por Bill Mollison e David Holmgren, e significa muito mais do que uma junção das palavras […]

Você pratica permacultura ?

A palavra PERMACULTURA foi criada por Bill Mollison e David Holmgren, e significa muito mais do que uma junção das palavras permanente e agricultura. A palavra diz respeito a uma<strong> cultura permanente

permaculturano-mundoCom valores, ideais, respeito e dignidade, utilizando  harmonicamente os elementos do meio ambiente para uma arquitetura, agricultura e cultura permanente. Bill Mollison preocupado com as questões referentes a redução dos recursos naturais em algumas regiões do planeta e em especial na Austrália começou a estudar sistemas de agriculturas sustentáveis no final da década de 1960.

Junto com David Holmgren desenvolveu um modelo de agricultura sustentável baseado em policultivo, tendo os resultados publicados mais tarde, em 1978 com o livro Permacultura Um. A visão holística, multi e interdisciplinar misturando (biologia com arquitetura, agricultura com florestas e zootecnia), deixou muitos profissionais descontentes e contrários a tal modelo e os especialistas se sentiam incomodados com tais metodologias, por outro lado a opinião popular já era diferente e em muitos lugares já se discutiam modos de produção com base em sistemas ecológicos. Neste momento o próprio Mollison via a permacultura como uma associação de plantas e animais que visava apenas a subsistência e possivelmente uma iniciativa comercial.

Com o passar do tempo outras estratégias foram envolvidas e outros objetivos como autofinanciamento e economia regional entraram no modelo permacultural. Nos fins da década de 1970 já haviam sido projetadas varias propriedades na Austrália se utilizando da visão e metodologia permacultural.
Permacultura busca o planejamento e manutenção consciente de sistemas agrícolas produtivos que possam manter a diversidade, estabilidade e resistência de ecossistemas naturais.

Procura integrar de forma harmoniosa, pessoas e paisagem focando alimento, abrigo e energia bem com outras necessidades. De forma mais resumida, são práticas agrícolas tradicionais aliadas a tecnologias atuais unindo conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar e o meio ambiente com sustentabilidade, atualmente utiliza também praticas para o meio urbano – Permacultura Urbana, como a otimização de pequenos espaços, redução de consumo, reciclagem e reutilização de resíduos domésticos. Prioriza redução do consumo energético, adequando nossos costumes e infra-estrutura para uma melhor utilização destes. Na permacultura acredita-se que ao participar da produção de alimentos, por menor que seja a escala já estaremos contribuindo para redução das grandes áreas agrícolas, além disso, estaremos criando uma atividade prazerosa, cuidar de uma pequena horta ou jardim, por exemplo. Uma grande vantagem da permacultura sob o aspecto humano é a interação entre os mais diversos profissionais na hora de pensar o projeto ou sistema seja para uma comunidade, sitio, fazenda, casa ou mesmo uma cidade, isso faz com que todos opinem no que diz respeito dentro da área que possui conhecimento e experiência, promovendo dessa forma uma grande troca de informações – visão holística. No inicio da década de 1980 os primeiros graduados em permacultura estavam atuando em projetos na Austrália.

O que você acha?

Deixe um comentário