O QUE É QUIROPRAXIA

Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia que se preocupa com a saúde plena, restabelecendo e mantendo o sistema nervoso livre de interferências e funcionando […]

Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia que se preocupa com a saúde plena, restabelecendo e mantendo o sistema nervoso livre de interferências e funcionando apropriadamente, sem o uso de medicamentos ou cirurgia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular e com um enfoque particular nas subluxações.

Complexo de Subluxação

Segundo o CID -10 M99.1 (Código Internacional de Doenças), “complexo de subluxação é uma relação aberrante entre duas estruturas articulares adjacentes que pode ter sequelas funcionais ou patológicas, causando uma alteração nas reflexões neurofisiológicas e/ou biomecânicas destas estruturas articulares, e/ou outros sistemas corpóreos que podem ser diretamente ou indiretamente afetados por estas estruturas.”

A Quiropraxia baseia-se no fato de que o corpo é um organismo com características auto-reguladoras e auto-curadoras. Estas funções importantes são controladas pelo cérebro e por todos os nervos do corpo que passam pela coluna vertebral. Os ossos do crânio protegem os tecidos delicados do cérebro. Os ossos móveis da coluna protegem as trilhas de comunicação da medula espinhal e suas raízes nervosas que saem em todas as direções. Se a comunicação do sistema nervoso sofrer algum tipo de “interferência” ou “irritação” por um mau posicionamento ou movimento inadequado dos ossos, ele pode causar o mau funcionamento dos tecidos e órgãos por todo o corpo. Os Quiropraxistas chamam isso de Complexo de Subluxação .

A manipulação articular promove o ajuste Quiropráxico que tem por objetivo remover o complexo de subluxação e devolver a normalidade possível ao organismo. Assim ao retirar o que está causando a interferência ou irritação nervosa, aumenta o movimento, melhora a circulação, reduz o inchaço e a dor. Uma coluna vertebral saudável, bem alinhada e movendo-se por toda a faixa de movimento permite que o sistema nervoso funcione apropriadamente e o corpo volta a ser capaz de exercer sua fisiologia natural para curar-se.

Tipos de Subluxação

1.CERVICAL – Dores de cabeça, insônia, pressão alta, acne, sinusite, alergias, estrabismo, problemas oculares e auditivos, amnésia, crises nervosas, cansaço crônico, vertigem, febres, catarro, dormência de braços, dores, neurite, surdez, neuralgias, torcicolos, faringite, ronco.

2.TORÁCICA – Artrite, asma, úlcera, gastrite, reumatismo, tosse, dificuldades para respirar, dores em braços, problemas coronários, dores no peito, bronquite, pleurite, pneumonia, gripe, congestão, herpes, má circulação, sanguínea, indigestão, cardiologia, dor no abdómen, gases fadigas, urticária, problemas renais.

3.LOMBAR – Prisão de ventre, varizes, dor em nervo ciático, lombalgia, hérnias, cólicas, diarreia, dor e debilidade crônica, problemas de bexiga, problemas menstruais, incontinência, impotência, dores de joelho, edemas em membro inferior, pés frios, pernas tensas, esterilidade, pernas fracas.

4.SACRO – Dores ao sentar, hemorróidas, certos tipos de esterilidade, coceira, varizes, dores no quadril.

O tratamento de Quiropraxia

Da mesma maneira que há razões diferentes para visitar um quiropraxista, há tipos diferentes de tratamentos. Alguns pacientes querem simplesmente o alívio da dor. Outros estão procurando um modo de se manter saudável. Em qualquer desses casos a Quiropraxia atua.

Quiropraxia só trata de dores nas costas?

O tratamento de quiropraxia corrige problemas vertebrais (subluxações) em qualquer lugar em sua coluna, não só sua dor nas costas. Uma subluxação existe quando os ossos vertebrais (vértebras) se tomam desalinhados ou perdem sua amplitude normal de movimento. Nesses locais ocorrem irritações ou pressões sobre os nervos o que interfere na comunicação entre o cérebro e o corpo (e vice-versa). Usando ajustes altamente específicos, a subluxação será eliminada, e a comunicação restabelecida. Assim, sua coluna e seu sistema nervoso voltam a funcionar corretamente. Para que isso aconteça, estão disponíveis diferentes tipos de cuidado quiropraxista.

Quais os cuidados necessários?

Todo tratamento de quiropraxia começa com um exame inicial depois do qual podem ser recomendadas radiografias para determinar a seriedade de seu problema. Além de ser ajustado, você pode ser orientado a fazer exercícios, mudar seus hábitos alimentares além de dicas sobre como melhorar sua postura. Tratamento de alívio – Aqui buscamos o alívio de dor aguda e do desconforto que o acompanha. Dependendo do diagnóstico, da idade e da condição física, podem ser requeridas visitas freqüentes por um período relativamente curto. Tratamento corretivo – Busca eliminar os problemas vertebrais que existem há mais tempo. Como eles existiram por um tempo mais longo requerem um período mais longo de tratamento. É como se o corpo já estivesse acostumado àquela posição “errada”, e o trabalho da Quiropraxia será o de “ensinar” o corpo a aceitar como “normal” esta nova posição. Tratamento de manutenção- Ajuda a manter os benefícios que você alcançou nos tratamentos de alívio e corretivo. Continuando o trabalho de quiropraxia e recebendo ajustes periódicos você se mantém saudável e previne a volta ou o aparecimento de novas subluxações. O cuidado da quiropraxia, exercícios e uma dieta sensata lhe ajudarão a desfrutar de uma melhor saúde no futuro.

Sabemos ainda que é o cérebro que coordena todas as células, órgãos, sistemas e funções do organismo. É o cérebro que controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração, controla ainda nossos movimentos físicos ao andarmos, ficarmos em pé ou sentarmos, aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato) além de nos deixa pensar, sonhar, raciocinar, sentir emoções, etc.

O que você acha?

Deixe um comentário