ÉTICA E PRINCÍPIOS DA PERMACULTURA

Ética da Permacultura A permacultura adota um padrão ético específico buscando a sustentabilidade que passa obrigatoriamente por um repensar quanto aos hábitos e atitudes, bem […]

etica-na-permaculturaÉtica da Permacultura

A permacultura adota um padrão ético específico buscando a sustentabilidade que passa obrigatoriamente por um repensar quanto aos hábitos e atitudes, bem como valores de

A ética está focada em três pontos importantes:

O cuidado com a terra

O cuidado com a terra perpassa pelo respeito e a todas as estruturas vivas ou não, aos elementos que compõem nosso planeta, a atmosfera, os minerais, sistemas biológicos ou físico-químicos.

Devemos valorizar tudo que nos cerca e ainda, nos incluirmos como elementos do sistema e não como organismo superior. Adotamos medidas que utilizem de forma benéfica os recursos necessários a nossa existência, protegendo e reabilitando o que está degradado buscando sempre a conservação e manutenção do todo para que os sistemas sejam permanentes. Caso não cuidemos da terra, estamos simplesmente destruindo nossa própria existência e a oportunidade das futuras gerações gozarem de tudo que estamos vivenciando.

Cuidar das pessoas

Está ligado diretamente ao cuidado com a terra, já que os seres humanos, pois somos componentes do sistema. A manutenção das necessidades básicas como alimento, abrigo, energia, educação, trabalho, lazer entre tantas outras que estamos habituados, é um ponto primordial na permacultura. Nossa espécie exerce muita influência no meio, pois podemos causar impactos consideráveis sejam eles negativos ou positivos, uma forma de garantir impactos benéficos é ter nossas necessidades básicas também garantidas com isso reduziremos o consumo dos recursos naturais não renováveis. Somos uma espécie que tem funções estratégicas, porém podem resultar em tragédias quando estamos em desequilíbrio com nos mesmos.

Distribuição dos excedentes

A permacultura trata de forma diferenciada os resultados excedentes da produção seja de alimento, energia ou serviços ou mesmo dinheiro. Sempre que projetamos um sistema de forma sustentável ele proverá as necessidades básicas, com isso a produtividade tende a aumentar. Adotamos uma ética que vise a distribuição destes buscando criar modelos comerciais alternativos que atendam seus princípios éticos.
No modelo atual e convencional o acumulo de riquezas a custo da miséria de outros indivíduos leva a uma desestruturação da sociedade e dos assentamentos humanos bem como a degradação ambiental e insustentabilidade dos sistemas produtivos.

O que você acha?

Deixe um comentário