CHÁ VERDE ORIGEM E BENEFÍCIOS

O Chá Verde é consumido há muitos de anos no Oriente, mas só se popularizou no mundo todo por volta de 2000, devido às suas […]

O Chá Verde é consumido há muitos de anos no Oriente, mas só se popularizou no mundo todo por volta de 2000, devido às suas propriedades medicinais.

O Poder Emagrecedor do Chá Verde

O Chá Verde é bastante indicado pela fitoterapia para pessoas que querem emagrecer, devido aos seus efeitos termogênicos que aceleram a queima de calorias  e, em consequência, a perda de gorduras corporais. A vantagem é que essa estimulação ocorre no organismo sem os inconvenientes de alguns medicamentos e suplementos, como problemas renais, cardíacos e dermatológicos (surgimento de acne).

Pesquisas indicam também que o Chá Verde possui propriedades estimulantes que contribuem para um melhor desempenho na prática de exercícios físicos.

Além da perda de peso corporal e da queima de calorias e gordura, o Chá Verde promove a drenagem de toxinas e retenção de líquidos, o que significa a redução de inchaços e melhora a aparência de celulite, ao amenizar o aspecto “casca de laranja” de locais como coxas e glúteos.

O Chá Verde tem ainda propriedades hidratantes e ajuda na boa circulação sanguínea. Já a pele se beneficia do seu poder antioxidante que estimula a produção do colágeno e bloqueia a ação dos radicais livres.

Apesar desses e outros benefícios do Chá Verde, sua ingestão deve ser acompanhada por um profissional, caso a pessoa tenha problemas de saúde, como obesidade, pressão alta e doenças cardíacas. O chá écontra-indicado para pessoas que apresentam problemas de ansiedade generalizada, insônia ou nervosismo, já que a erva é estimulante e pode piorar estes quadros.

O Chá Verde pode ser consumido antes das refeições ou ao longo do dia (nesse caso, a quantidade diária ingerida não deve ultrapassar 800 ml). Vale ressaltar que o Chá Verde deve ser consumido até no máximo quatro horas antes de dormir, caso contrário, a bebida pode causar insônia e diurese noturna.

Outra dica em relação ao uso da bebida é se certificar da autenticidade da erva, que deve ser originária da planta Camellia Sinensis, pois alguns chás vendidos no mercado não são elaborados com as folhas verdadeiras.

Fitoterápicos para Emagrecer Proibidos no Brasil pela ANVISA

Há décadas os remédios fitoterápicos para emagrecer são buscados por pessoas que querem se livrar dos efeitos colaterais causados pelos emagrecedores alopáticos. Os produtos fitoterápicos são fáceis de adquirir, principalmente pela internet, já que a maioria é vendida sem receita médica, e entre alguns dos mais populares estão o Agar Agar, a Quitosana e a Pholia Magra.

No entanto, em alguns medicamentos de fitoterapia para emagrecer foram detectados efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde de quem os ingere, e por isso eles estão proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uma das substâncias naturais proibidas recentemente é Caralluma Fimbriata, originária de uma planta da índia que promete suprimir o apetite. A Anvisa não encontrou nenhuma evidência quanto ao seu poder emagrecedor, além de suspeitar da existência de efeitos colaterais. A fabricação e venda da Caralluma está proibida até que mais pesquisas comprovem sua eficácia e segurança.

Outros medicamentos proibidos pela Anvisa são o Chá de Sete Ervas da marca Rouxinol e o Chá Emagrecedor 30 Ervas da marca Suco da Terra. Ambos não têm eficácia comprovada, não apresentam as ervas indicadas na embalagem e apresentam riscos gástricos para os usuários.

O Dietrine Phaseolam é mais um medicamento cujas vendas estão suspensas pela Anvisa. Embora a Faseolamina (extrato de feijão branco), a qual é o composto do medicamento, não seja proibida no país, o fabricante não tem autorização da Anvisa para comercializá-la.

A Erva de São João não teve sua comercialização proibida, mas entrou para a lista dos medicamentos controlados da Anvisa e só pode ser vendida com retenção de receita médica de controle especial. A erva tem efeitos ansiolíticos e antidepressivos comprovados e é indicada como auxiliar em tratamentos para a perda de peso.

Apesar de outros remédios fitoterápicos não serem proibidos pela Anvisa, o consumo só deve ser feito com a indicação de um médico, pois eles não estão livres de efeitos colaterais. Por exemplo, a Quitosana (extraída da casca de crustáceos) pode causar alergias graves em pessoas com intolerância a peixes e frutos do mar. Já o Chá Verde pode causar insônia em pessoas ansiosas, se consumido poucas horas antes de dormir.

Chás da Origem ao Preparo

Acredita-se que o chá tenha sido descoberto por um imperador chinês que, esperava que sua água fosse fervida, embaixo de uma árvore. Ao bebê-la notou um gosto agradável e uma cor diferente, e viu que isso se devia à queda de uma folha da árvore no seu copo. Nascia o chá, costume que foi difundido pelo mundo todo.
Chás são infusões em água quente, preparadas a partir de folhas, raízes e flores. Popularmente, a infusão feita a partir de qualquer planta é conhecida como chá, mas o verdadeiro chá é preparado a partir da Camellia sinensis. A partir dessa planta, podem-se obter outros tipos de chá, como o chá preto, chá verde, oolong e aromatizados.
Para extrair o princípio ativo da planta, recorremos a processos como a maceração e a decocção. Na maceração, deve-se triturar ou amassar a parte que deseja utilizar e mergulhar no líquido escolhido (água, óleo, álcool de cereais, etc.), de acordo com sua necessidade. A mistura deve descansar durante o tempo necessário, que pode ser de até 24 horas.
A decocção é um processo mais utilizado em cascas, caules e frutos secos. A parte da planta utilizada deve ser fervida e permanecer tampada por alguns minutos. Quando mais fresca, por menos tempo a planta deve ser fervida.
Muitas pessoas preferem as ervas frescas na hora de preparar o seu chá, devido ao sabor mais acentuado. Mas algumas delas têm o sabor e propriedades mais acentuadas após sua secagem. Outro fator que favorece o uso das ervas secas reside no fato de nem sempre haver a disponibilidade da versão fresca da planta.
Há três maneiras básicas para secar folhas: pendurar, congelar ou através da imersão em óleo. As folhas devem ser colhidas, de preferência, no final da manhã e antes das flores nascerem, para garantir um melhor resultado e sabor.
Os chás são bebidas muito utilizadas no mundo todo, já que trazem benefícios ao organismo. Mas é bom tomar cuidado para não fazer o seu mau uso, como cometer excessos ou consumir um chá cuja conservação não tenha sido feita da maneira correta, pois os efeitos podem ser o contrário do que se espera.

 

O que você acha?

Deixe um comentário