BLUES AS RAÍZES NEGRAS NA CULTURA

O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão do sul dos Estados Unidos. Eles cantavam durante os trabalhos nas plantações para […]

O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão do sul dos Estados Unidos. Eles cantavam durante os trabalhos nas plantações para aliviar a dureza do trabalho e também como distração.Comparado ao banzo africano, ou seja, o sentimento de nostalgia mortal dos negros da África, quando cativos ou ausentes do seu país, pode ser considerado o modo mais viável para que os ex-escravos pudessem gritar seus sentimentos e fazer disso um modo de resistência, visto que, mesmo libertos, sofreram da mesma marginalidade social.

Enquanto os escravos negros realizavam seus trabalhos cantando e buscando alívio para suas emoções, os senhores brancos notavam um ponto prático positivo das work-songs(canções de trabalho). Para os fazendeiros, essas canções ajudavam a imprimir um ritmo ao trabalho no campo e deixavam os escravos mais alegres, de modo que conforto os acalmava e os fazia produzir mais.

A partir da década de 1860, os spirituals – canções religiosas cantadas pelos negros africanos desde sua chegada à América – sofreram uma mutação até então fundamental para a formação de novos estilos de música como o gospel: além de apelar para Deus, os escravos começaram a curar suas dores de amor através da música. Nas igrejas os negros tentavam passar a dura realidade e faziam cânticos que muito lembravam as work-songs, daí deu a origem ao estilo de música gospel. Esse estilo, a princípio foi criado com a ideia de catequizar o negro.

Após a escravidão, os negros migravam para as cidades do norte a fim de se livrar da pobreza e do preconceito. Buscavam um futuro diferente daquele que, no sul, parecia reservado a todos os negros: miséria, discriminação e marginalidade.

No final do século XIX, a alta taxa de natalidade provocada pela emancipação dos escravos proporcionou outros tipos de trabalho aos negros. Muitos deixaram o campo e partiram para a periferia das grandes cidades do sul, como Chicago, Memphis e a região do Delta do rio Mississipi, nos estados de Arkansas, Tennessee, Alabama, Luisiana e Mississipi, para trabalhar nas primeiras metalúrgicas e refinarias do país ou em canteiros de obras.O Blues é considerado não só um lamento (um jeito de expressar através da música seus sentimentos e desabafar),mas também servindo de protesto para osandarilhos das estradas, já que muitos eram descendentes de escravos e até mesmo escravos recém-libertos.

Hoje pode-se ver nas ruas, praças, e até mesmo em bares alguns cantores de Blues pondo o seu tradicionalismo (cantando como os antigos músicos de Blues cantavam) nas ruas, indo de esquina a esquina expressando-se com seu talento e improviso, usando não só a guitarra elétrica e o violão dos tempos modernos, mas também com a gaita e suas vozes.

Criado no século passado, esse gênero musical tomou sua forma final somente a partir de 1900. As primeiras gravações datam dos anos de 1910. Mas o Blues esperaria um pouco mais para florescer graças ao talento de Bessie Smith, Big Bill Broonzy, Muddy Waters, Otis Spann, Bo Diddley, B.B. King, Lowell Fulson, John Lee Hooker, Howlin, Wolf, Sonny Boy Williamson, Memphis Slim e Buddy Guy.

A transgressão não estava somente na conotação amorosa e sexual das letras do Blues. O formato musical, o estilo, a expressão inserida nas letras e na melodia também marcou uma ruptura. Com o fim de guerra civil americana e a consequente libertação dos escravos, os negros se sentiram mais livres e em alguns casos se tornaram agricultores de suas próprias terras. O que antes era entoado em coro como work-songdeu lugar a um cultivador solitário, guiando sua mula, puxando seu arado e improvisando cantos.

Normalmente os songsters, ou cantadores, passavam de vila em vila cantando e improvisando suas canções e trazendo nelas problemas da lei, uma traição amorosa, experiências marcantes vividas com sofrimento sendo alguns cegos, assim seu principal meio de expressão e de chamar atenção das pessoas era propriamente o Blues, fazendo-as se sentirem comovidas com o sofrimento e a necessidade da pessoa cega e ajudando-a com esmolas. Porém com a época do aparecimento do proletariado começou a sair a figura de songster. Inicialmente a preferência de instrumentos musicais para a música era banjo e violino. Posteriormente, estes instrumentos foram substituídos por uma guitarra leve, prática e barata, muito mais completa que o violino e muito mais prática que o banjo.

Mesmo assim, o Blues somente em 1910 começou a ser gravado em estúdios musicais tendo como intuito passar à sociedade tanto o seu sofrimento – do próprio cantador – quanto o da sociedade em geral,assim tentando levar as pessoas à pensarem, refletirem e prestarem a atenção na tão perturbada vida americana.

Enquanto depois da liberdade da escravidão americana, os negros se acostumando com a vida de liberdade sofriam frequentemente com preconceitos(tais como o racismo) e desconsiderações no mercado de trabalho. Para um de seus consolos alguns negros libertos buscavam a fé como refúgio e conforto, tornando alguns a serem pastores.

E foi assim que em algum lugar do século XX do agricultor solitário compondo e improvisando suas cantigas,do cantor pré-conceituado e vítima de racismos e dos pastores inflamando seus fiéis seguidores com cânticos de louvores surgiu o Blues. Este já teve grandes mestres como B.B. King, Albert King, Stevie Ray Vaughan, Chuck Berry, etc. É impossível mencionar todos, mas existem vários Bluesmen que participaram da história do blues desde suas origens:

Big Bill Broonzy (1893-1958) – Um dos primeiros artistas do blues clássico, foi o bluesman de maior sucesso nos anos 30.
Sonny Boy Williamson (1899-1965) – Adotou o nome com a morte do primeiro Sonny Boy, e só emplacou por conta de seu talento na harmônica.
WillieDixon – Compositor, cantor, baixista e guitarrista, foi talvez a figura mais importante na chamada era clássica do blues urbano de Chicago.

Otis Spann (1930-70) – Pianista que, juntamente com Waters e LittleWalter, foi um dos criadores do blues de Chicago do pós-guerra.
Muddy Waters (1915-83) – O maior artista do gênero entre a era clássica de Robert Johnson e a de B.B. King. Mestre da slideguitar (uma forma de tocar guitarra, em que se utiliza, atualmente, um pequeno tubo ôco chamado Bottleneck, de metal, originalmente o gargalo de uma garrafa, para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra).Manteve a crueza do blues rural mesmo quando adaptou a guitarra elétrica.
Memphis Slim – Pianista que migrou do estilo R&B para o folk-blues com muito sucesso.

Lowell Fulson – Figura de conexão entre o blues clássico e o R&B, guitarrista que alinha tradição a novos estilos.
John Lee Hooker – Um dos grandes intérpretes da onda dos anos 60,este guitarrista faz um blues bem tradicional com sua interpretação econômica e sarcástica.
Howlin’ Wolf (1910-76) – O principal rival de Waters nos anos 50, seu jeito de gritar o blues fez sua exclusividade e tornava suas performances inesquecíveis.
Buddy Guy – Showman da guitarra revitalizou o gênero nos anos 60.
Bo Diddley – Precursor da batida do rock, esse guitarrista faz um rhythm’n’blues cheio de swing e animação.
Bessie Smith (1894-1937) – A maior de todas as cantoras de blues, chamada a “Imperatriz do Blues”, por suas interpretações sinceras e cheias de emoção. Sendo ela que gravou pela primeira vez um disco blues.

 

 


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