AROMATERAPIA

O que é Aromaterapia ? Aromaterapia é uma terapia complementar utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico, mental e espiritual. Pela […]

O que é Aromaterapia ?

Aromaterapia é uma terapia complementar utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico, mental e espiritual. Pela sua natureza holística, procura buscar a causa da doença em vez de tratar somente os sintomas, preparando o corpo a despertar a sua habilidade de se manter em estado de equilíbrio.

A Aromaterapia utiliza os óleos essenciais puros extraídos de várias partes de plantas e árvores. Os óleos essenciais são substâncias líquidas e aromáticas, que apresentam uma ampla variedade de propriedades terapêuticas, podendo ser relaxantes, estimulantes ou equilibrantes.

A Aromaterapia é muito mais do que a simples aplicação de óleos essenciais. É a arte de utilizar os óleos essenciais, empregando a ciência do seu potencial curativo para estimular a descontração e, ao mesmo tempo, criar uma sensação de prazer e de tranqüilidade em quem a ela se submete.

Origens da Aromaterapia

A prática do uso de substâncias aromáticas para elevar o espírito ou para auxiliar a cura de doenças tem sido usada por todas as civilizações através da História. Antigos textos descrevem a arte de preparar unguentos, óleos medicinais e preparações para a saúde do corpo e da alma, e “perfumes mágicos” para aumentar o carisma e restaurar a felicidade são referências comuns nesses textos.

A moderna Aromaterapia como conhecemos hoje é um desenvolvimento do século XX (1901-2000). O termo “Aromaterapia” foi inicialmente usado por um químico francês chamado Gattefossé, cuja família possuía uma indústria de perfumes. Trabalhando em seu laboratório, um dia Gattefossé queimou sua mão acidentalmente e mergulhou-a numa vasilha contendo óleo essencial de Lavanda. A queimadura curou-se rapidamente, sem bolhas, e esse evento levou Gattefossé a estudar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.

Após Gattefossé, outro pioneiro foi Dr. Jean Valnet, que usou os óleos essenciais para tratar os ferimentos dos soldados na Segunda Guerra Mundial e desenvolveu suas pesquisas. Mas, foi a bioquímica francesa Marguerite Maury que desenvolveu o método de diluição e aplicação dos óleos através da massagem – o tratamento hoje conhecido como Aromaterapia.

A Aromaterapia é atualmente recomendada como uma terapia natural e complementar por muitos profissionais de saúde.

Abordagem holística

O tratamento de Aromaterapia encontra-se entre os mais eficientes quando usado para tratar a pessoa como um todo, isto é, focando todos os aspectos da saúde e bem estar do indivíduo, seja físico, mental/emocional ou espiritual.

Um excelente meio para aliviar o estresse

O apelo popular da Aromaterapia com o público geral deve-se, em grande parte, na divulgação de seus efeitos benéficos para aliviar o estresse e a maravilhosa sensação de bem-estar que os óleos essenciais promovem. E também, a facilidade de uso doméstico para problemas comuns como resfriados comuns, dores musculares, dores de cabeça, machucados, micoses, etc.

Quem se beneficia

A Aromaterapia pode beneficiar uma série de indivíduos e problemas. Ela tem sido particularmente útil em problemas relacionados ao estresse tais como:

· Problemas de pele· Má digestão
· Distúrbios de sono
· Falta de ânimo
· Dores e mal-estar
· Ansiedade

Contudo, você não precisa se sentir mal antes de consultar um aromaterapeuta. Neste mundo moderno e agitado, a Aromaterapia pode ser usada para trazer um rápido estímulo no nível de energia e induzir um estado de espírito calmo e descontraído.

 


por

O que você acha?

Deixe um comentário