Por seus trabalhos com Permacultura, Bill Mollison recebeu inúmeros prêmios, sendo um destes o premio Nobel alternativo concedido pelo Parlamento Sueco. Também foi premiado em outros países como Alemanha, Grã-Bretanha e Republica do Vietnã.
Muitas são as experiências que tem sido positivas com a aplicação da Permacultura em vários lugares no mundo além da Austrália, iniciativas em todos os continentes tem provado que o sistema é viável para diferentes povos e ecossistemas, mesmo com as mais diferentes culturas, e levando em consideração a realidade de cada lugar.Sempre com uma visão holística, trabalhando fatores sócio-ambientais, econômicos e sanitários para organizar comunidades realmente sustentáveis.
A Permacultura já é reconhecida internacionalmente, em várias instituições de ensino superior. Na América do Sul e Latina muitas iniciativas foram realizadas a partir da década de 1990. Muitas iniciativas para projetos com os mais variados tipos de financiamentos para capacitação, publicações, congressos, vivencias e implantação de sistemas em todo o mundo através de empresas, ONGs e Governos. Muitos movimentos também adotaram a permacultura para o planejamento de ecovilas e comunidades.
Ressaltamos infelizmente que há confusões quanto aos mais variados entendimentos da permacultura – um grande número de pessoas tem confundido a Permacultura com o fato de simplesmente morar em uma casa de terra, ou não consumir alimentos derivados de origem animal ou apenas usar um banheiro alternativo entre outros.
Todas estas iniciativas são muito importantes e respeitáveis, porém é muito mais do que isto – acreditamos com nosso simples entendimento que é um sistema muito amplo para planejamento e implantação de assentamentos humanos urbanos e/ou rurais. De forma ruim e negativa muitas pessoas estão enxergando isso apenas como novo “filão” de mercado para vender projetos ecológicos – principalmente na área de habitação como “ECOVILAS, CONDOMINIOS ECOLOGICOS e ECO CASAS”.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.