Energia solar é designação dada a qualquer tipo de captação de energia proveniente do sol, esta pode ser luminosa ou térmica é captada e transformada em uma outra forma para utilização em nossos sistemas. Tais utilidades podem ser desde aquecimento de água ou e ambientes energia elétrica através de células fotovoltaicas.
Biomassa – Em se tratando de geração de energia a biomassa abrange derivados de organismos vivos que são utilizados como combustíveis ou na produção destes. Neste caso estamos excluindo os combustíveis fosseis (embora sejam derivados de origem vegetal ou animal), pois, são altamente poluentes e necessitam de muito tempo para serem geradas.
A biomassa pode e deve ser considerada como fonte de energia renovável pois podemos plantar ou criar nossas fontes primárias – biocombustíveis a partir de óleos vegetais – por exemplo. A energia da biomassa é a partir de processos de como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, parte dessa é utilizada pelo próprio ecossistema em sua manutenção, porém mesmo assim tem baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos, é menos poluente que outras formas. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, este por sua ves havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
Biodigestores são ótimos exemplos de sistemas para produção de combustível (biogás) e ainda, fertilizantes biológicos para lavouras. É um exemplo de utilização da biomassa. Hoje no Brasil programas de eletrificação rural estão levando energia elétrica para varias regiões onde até pouco tempo não existia tal recurso. Isto porém poderia ter seus custos financeiros e ambientais reduzidos caso fossem estimulados a utilização de micro-centrais por biodigestores. Nosso pais têm as condições climáticas favoráveis para explorar a imensa energia derivada dos dejetos animais e restos de cultura e substituir o gás de bujão e o combustível líquido (querosene, gasolina, óleo diesel), com isso teríamos mais recursos para homem urbano aliviando significativa parcela de importação de derivados do petróleo. No Brasil os estudos com biogás foram iniciados de maneira mais intensa na década de 1970, entretanto, os resultados alcançados já apresentam ótimas tecnologias e pode nos torna aptos a desenvolver programas alternativos com esse tipo de fonte energética.
Energia eólica tem sido aproveitada a muito tempo em civilizações antigas para mover embarcações, estas eram impulsionados por velas. Muitos também eram os moinhos de vento que tinham suas engrenagens movidas pela ação do vento sobre suas pás. Esta energia era transformada em energia mecânica para moer grãos ou bombear água, em muitos casos durante a execução de obras eram utilizados para drenar canais.
Atualmente esta fonte de energia natural é considerada uma das mais promissoras, justamente pelo fato de ser renovável – permanente. Estas fontes podem abastecer turbinas eólicas ligadas a redes elétricas ou podem atuar de forma isolada em locais de difícil acesso ou em que não ajam outra fontes. No Brasil já temos algumas iniciativas para geração de energia elétrica com tal recurso, porém ainda é muito pouco utilizado o rico potencial que aqui existe. Este tipo de energia também é utilizado para irrigação.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.