Projeto criado por designer de moda traz inclusão social de crianças deficientes visuais nas roupas !
No final de 2017, foi criado o projeto de moda inclusiva RELEVOS. O objetivo deste projeto é promover a inclusão social de crianças deficientes visuais na moda proporcionando a elas autonomia ao se vestirem, o que será feito por meio do desenvolvimento do design de superfície de roupas, fazendo com que elas possam escolher as suas próprias vestimentas de maneira independente através do Braille aplicado e com que elas desenvolvam o aprendizado de leitura do Braille e sua percepção tátil.
Desse modo, este projeto explora a conexão interdisciplinar de diferentes áreas do conhecimento humano. A ideia e o design das peças foram concebidos por Daniela Sousa, formada na Universidade Anhembi Morumbi
Processos metodológicos
Para tanto a metodologia interdisciplinar esteve presente pois passamos por vá-rias áreas diferentes, como a da moda, da saúde e da educação, para entender mais a respeito do público e suas dificuldades no dia-a-dia.
Resultados e discussões
Conclui-se que resta pesquisar outras maneiras de se utilizar o Braille na roupa tanto no que diz respeito a sua durabilidade quanto a seu custo-benefício o mais correto seria o Braille de borracha, mas em grandes produções, o custo-benefício tornaria viável o uso de Braille de borracha.
Considerações Finais
Através da criação de peças de roupas visando tal público-alvo, foi possível observar que o projeto possui relevância e foi bem-sucedido, pois pessoas com deficiência visual possuem dificuldade para interagir com sua própria vestimenta de maneira autônoma e significativa, isso é ainda mais visível em meio ao público infantil
Referências SALCEDO, Elena. Moda Ética para um futuro sustentável. Editora GG Moda. 2014. CAZZANIGA, Maria. PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: A questão da inclusão social. São Paulo Perspec. v.14 n.2 São Paulo abr./jun. 2000 FLETCHER, Kate; GROSE, L. Moda & Sustentabilidade: design para mudança; São Paulo: Editora SENAC Paulo, 2011.